Modo de Cor CMYK e RGB

MODO DE COR CMYK e RGB.

·         CMYK

CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key ou para não confusão com o B de “Blue” no padrão Hi-Fi com RGB)).

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as colorações que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

·         RGB

RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.

O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.

Concluindo que para impressos gráficos se utiliza do sistema de cores CMYK, veja os cuidados necessários para suas criações de arte final.

·         Convertendo o arquivo para o modo de cor CMYK

O Corel Draw aceita mais de um modo de cor no mesmo arquivo e muitas vezes esses arquivos são enviados para a produção contendo imagens ou vetores em RGB ou outro modo de cor incompatível com padrão de cores CMYK correto para impressão de materiais gráficos.

Os modos de cores mais populares são: RGB, CMYK e as cores Pantone®.

Preenchimentos em CMYK

Ao criar suas artes verifique que escolheu o modo de cor correto “CMYK”. Ou poderá no fim da criação fazer uma “varredura” em todos os objetos, vetores e imagens afim de confirmar se estão no padrão correto. Se você identificou no momento da “varredura” que existem preenchimentos em RGB, PANTONE ou outro modo de cor, veja como é prático e rápido fazer a conversão das cores para o padrão CMYK:

1 – Localize se existem textos, objetos, ou vetores em RGB ou outro modo de cor não compatível.

2 – Clique em “Editar”, “Localizar e Substituir” e depois em “Substituir Objetos”

3 – Selecione “Substituir um modelo ou paleta de cores” e clique em “avançar”.

4 – Escolha “CMYK” na aba “Substituir pelo modelo de cores:”depois marque “Preenchimento” ou “Contornos” e clique em “concluir”. Conforme imagem abaixo.

5 – Selecione “Substituir tudo”.

6 – Verifique que todos os objetos foram alterados para CMYK.

Contornos em CMYK

Não esqueça de repetir o procedimento para os contornos:

Obs: Métodos automatizados nem sempre têm resultados satisfatórios, o melhor e mais seguro método de conversão de cores para CMYK ainda é o feito manualmente.

Bitmap em CMYK

É muito comum utilizar imagens de máquina fotográfica digital, internet ou escaneadas. Estas imagens estão no formato RGB e devem ser convertidas para o modo de cor CMYK.

Veja como:

1 – Identifique os Bitmaps que estão fora do padrão CMYK.

2 – Selecione o Bitmap, clique na aba “Bitmaps”, “Modo” e escolha “Cores CMYK (32 bits)”.

3 – Verifique que o padrão de cor foi alterado para CMYK.